segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cronograma de Atividades

   Atenção galerinha,
  
   A semana da Feira de Conhecimentos está aí e precisamos nos organizar
   para alcançarmos os objetivos traçados.


   Dia 08 de novembro - Orientações gerais e panfletagem nas turmas do 1º ao 5º ano.

   Dia 10 de novembro - Panfletagem no bairro. Saída da escola às 8:00.

   Dia 11 de novembro - Filme. Sala de vídeo do colégio às 8:00.

   Dia 12 de novembro - Orientações para o trabalho no sábado.

   Dia 13 de novembro - Culminância do projeto das 18:30 às 21:00 na quadra do colégio.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dez dicas para economizar água

do 360 graus


  • 1. Banho rápido
    Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.




  • 2. Escovando os dentes
    Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.




  • 3. Torneira fechada
    Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.




  • 4. Descarga
    Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.




  • 5. Lavando louça
    Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.




  • 6. Lavando o carro
    Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!




  • 7. Mangueira, vassoura e balde
    Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).




  • 8. Jardim
    Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.




  • 9. Aquário
    Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.




  • 10. Pressão política
    Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.



  • Construção de Cisternas

    Uma ação que mudou a vida dos moradores do semi-árido baiano.

    Captação e Armazenamento de água da chuva

    Música: Água de Chuva

    do Cedasb.blogspot

    Colher a água,
    Reter a água,
    Guardar a água quando a chuva cai do céu
    Guardar em casa
    Também no chão
    E ter a água se vier a precisão

    No pé de casa você faz sua cisterna
    E guarda a água que o céu lhe enviou
    É dom de Deus, é água limpa, é coisa linda
    Todo idoso, o menino e a menina
    Podem beber que é água pura e cristalina.

    Você ainda vai lembrar dos passarinhos
    E dos bichinhos que precisam de beber
    São dons de Deus, nossos irmãos, nossos vizinhos
    Fazendo isso honrará a São Francisco, a Ibiapina, Conselheiro e Padre Cícero.

    Você vai lembrar que a seca volta
    E vai lembrar do velho dito popular
    É bem melhor se previnir que remediar
    Zele os barreiros, os açudes e as aguadas
    Não desperdice sequer uma gota d'água.

    Roberto Malvezzi 'Gogó

     

    Projeto Cisterna nas Escolas

    do CEDASB - ASA

    É possível conviver de forma sustentável com o semiárido? Um Projeto inovador executado no país está provando que sim. É possível.
    Fruto de uma ação desenvolvida pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), junto com a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Educação (MEC), e o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o Projeto Cisternas nas Escolas tem como objetivo contribuir para a cidadania de mais de quatro mil pessoas de 13 municípios baianos com piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
    O Projeto tem como meta construir até 2011 cisternas para consumo humano em 43 escolas e nas residências de 811 famílias das crianças pertencentes a essas unidades educacionais. Para que isso seja possível, o Projeto está utilizando a tecnologia para captação de água da chuva, aliando assim dois importantes aspectos: o estímulo a uma educação contextualizada para convivência com o semiárido e a oferta de água potável para a população. Também estão sendo implantadas, a partir da construção das cisternas, hortas comunitárias nas escolas a fim de promover segurança alimentar na região.
    Para garantir que a água potável chegue para o semiárido brasileiro, trazendo cidadania e esperança para aqueles que mais precisam, o Projeto prevê que as unidades escolares, que deverão receber cisternas com capacidade de 30 mil litros, se enquadrem em critérios estabelecidos pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e da Educação. As escolas devem se encontrar obrigatoriamente na zona rural do semiárido, possuir sede própria, telhados construídos em telhas de barro e, no máximo, 32 alunos e não ter acesso à água. Já as famílias beneficiadas com cisternas de 16 mil litros devem estar inscritas no Programa Bolsa Família, ter considerável número de crianças de 0 a 6 anos, idosos, deficientes físicos e mulheres como chefes de família.

    Fonte: CAAcom

    quinta-feira, 30 de setembro de 2010

    Charge: Doando Água

    do chargedodiemer.blogspot


    Curiosidades sobre a água

    do meio ambiente crianças.com

    • Se toda água da Terra - doce, salgada e congelada - fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias.
      Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água.
    • A quantidade de água no mundo é praticamente a mesma há milhares e milhares de anos. Mas o número de pessoas que vivem na Terra aumenta a cada dia. Mais gente para a mesma quantidade de água.
    • Se nada for feito em relação à água especialistas prevêem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante.
    • O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.
    • De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.

    terça-feira, 21 de setembro de 2010

    Poluição

    Declaração Universal dos Direitos da Água

    do jardimdasflores.com


    Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
    1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
     
    2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. 

    3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

    4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

    5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

    terça-feira, 14 de setembro de 2010

    Pequenas mudanças fazem grandes diferenças

    do lixo.com


    Uma boa maneira de retratar a nossa sociedade é através da observação dos nossos hábitos de consumo, e da  forma como vivemos para consumir e somos consumidos pelo consumo. Desde o modo como os produtos são produzidos e o seu custo social e ambiental, passando pelos programas de comunicação dos produtos (propaganda) e supostamente terminando nas conseqüências pós-consumo: impactos ambientais e sociais de uma escolha na gôndola do supermercado.
    Nossos padrões de produção e de consumo estão cada vez mais insustentáveis e, a tomar pelo nosso atual consumo dos recursos naturais, as condições de vida das futuras gerações não estão asseguradas hoje. Muito pelo contrário: estão praticamente condenadas. Afinal, de acordo com o conceito de pegada ecológica , para que todo o planeta tivesse um padrão de consumo igual ao dos EUA por exemplo, seria necessário mais 2,5 planetas iguais á Terra. Daí toda esta preocupação sobre a  conservação ambiental e a importância de uma mudança de hábitos de consumo e do modelo de produção vigente.

    quarta-feira, 8 de setembro de 2010

    Planeta Imagem

    do google imagens

    DESPERDÍCIO DE ÁGUA

    O desperdício residencial é o campeão. As maiores vilãs domésticas são as válvulas convencionais de descarga. Elas usam 40% de toda a água da casa. Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são dois litros de água desperdiçados.

    Para combater o desperdício doméstico, muitos países precisaram baixar leis rigorosas. Nos Estados Unidos, todas as casas construídas depois de 1995 são obrigadas a ter descargas com caixa de seis litros, bem mais econômicas. A venda de peças de descarga convencional é proibida nos EUA.

    No Japão, já existem programas de reciclagem dentro de casa. Além dos canos que trazem água potável, os prédios ganharam um segundo sistema hidráulico, que recolhe e trata a água para o reuso.

    No Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água sendo gasto no banheiro. Tudo isso pode mudar com simples mudanças de hábitos, assim como:

    *no banho demorado;

    *na escovação dos dentes;

    *ao lavar as louças;

    *ao lavar calçadas;

    *ao lavar o automóvel.

    A palavra do momento é ECONOMIZAR. Afinal, cada gota economizada é um ponto a mais na luta para que o PLANETA ÁGUA não seque.

    quinta-feira, 2 de setembro de 2010

    Calendário de Provas - III Unidade


    “O estudo é uma espécie de alimento natural da mente. "
    (Stevenson)
    Senhores pais,

    Chegamos ao final de mais uma etapa do ano letivo e com ela a necessidade de concluirmos outro ciclo de estudos. Portanto, segue abaixo o agendamento das avaliações finais da III Unidade, lembrando que se torna de fundamental importância a retomada do conteúdo por meio de uma rotina diária de estudos, que inclusive deve ser mantida durante todo o ano letivo.

    Data
    Dia
    Provas
    08/09/2010
    Quarta-feira
    Matemática
    09/09/2010
    Quinta-feira
    História e Redação
    10/09/2010
    Sexta-feira
    Geografia e Inglês
    13/09/2010
    Segunda-feira
    Português
    14/09/2020
    Terça-feira
    Ciências (5ª e 6ª) e Desenho Geométrico







    Observação: O horário de início das avaliações finais será às 08:00 horas, como nas unidades anteriores.

    Atenciosamente,

    Mônica Souza Moreira     
    Coordenadora Pedagógica

    Curiosidades


    O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo e é um grande desperdiçador de água potável. Parte da água tratada que sai das redes distribuidoras não chega ao consumidor final por motivo de vazamento ou redes clandestinas. A água sai através de tubulações e canos mal conservados que se rompem ou é desviada.


    Você sabia?


    O gotejamento de uma torneira desperdiça de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês.
    Um filete de 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.
    Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água.

    A água é um recurso vital. Todos podem colaborar fazendo a sua parte : agricultores, poder público, empresas, instituições e a sociedade

    quinta-feira, 26 de agosto de 2010

    Charge: Rio Seco

    Charge do Bento

    O problema da escassez de água no mundo

    do CETESB

    A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU - Organização das Nações Unidas - fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.

    As diferenças registradas entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento chocam e evidenciam que a crise mundial dos recursos hídricos está diretamente ligada às desigualdades sociais.

    Em regiões onde a situação de falta d'água já atinge índices críticos de disponibilidade, como nos países do Continente Africano, onde a média de consumo de água por pessoa é de dezenove metros cúbicos/dia, ou de dez a quinze litros/pessoa. Já em Nova York, há um consumo exagerado de água doce tratada e potável, onde um cidadão chega a gastar dois mil litros/dia.

    Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.

    Planeta Imagem